A prevenção da osteoporose é de suma importância, pois além de causar fraturas em idosos também gera muitas dores nos ossos e músculos.
Na osteoporose há uma diminuição da densidade dos ossos e isto costuma afetar mais as mulheres após a menopausa devido as alterações hormonais.
Em alguns casos ela pode estar associada a presença de patologias e doenças como, por exemplo, a diabetes e hipertireoidismo, por isto a incidência da osteoporose deve ser investigada por um médico habilitado.
A proteção dos ossos deve começar na infância com hábitos de boa alimentação e programas de exercícios supervisionados por uma pessoa capaz. O consumo de tabaco, o excesso de álcool, bebidas cafeínadas, o baixo consumo de cálcio e o estilo de vida sedentário são comuns e conduzem ao desenvolvimento da osteoporose.
Os alimentos ricos em cálcio são: o leite e seus derivados, verduras como brócolis e repolho, camarão, salmão e ostras. Além disto a reposição hormonal de estrógeno em mulheres durante e após o climatério pode evitar a osteoporose.
Para saber mais sobre a alimentação recomendada a prevenção da osteoporose veja o vídeo abaixo e consulte o seu médico :
0 comentários:
Postar um comentário