Cinco Alimentos comuns e venenosos que estão em sua casa

Vocês já ouviram falar que as folhas do tomate são venosas? 

E as sementes de maças? É certo que alguns produtos possuem substâncias prejudiciais ao corpo humano, porém a maioria deles só faria mal se ingeridos em grandes quantidades ou por pessoas mais suscetíveis as substâncias encontradas. 

Vejam abaixo mais algumas informações.


01. Feijões
Eles contém grande quantidades da toxina fitohemaglutinina ( PHA) que podem causar sintomas agudos, mesmo se ingeridos com moderação. Por isso é recomendável deixar os grãos em molho por algumas horas e ferver o feijão, por pelo menos 10 minutos, antes de comer.

02 – Tomate
No ano de 1800 acreditava-se que a planta inteira do tomate era venenosa, atualmente sabe-se que apenas as folhas e os caules devem ser evitados, pois contém uma substância química chamada glicoalcalóide que pode causar extremo nervosismo, dores de estômago e transtornos gastrointestinais. Essas partes não são usadas na salada, mas são muito úteis para realçar o sabor na hora de cozinhar. Se forem removidos antes do consumo, não há chance de o veneno escapar em quantidade suficiente para causar qualquer problema.

03 – Maçãs e Cerejas
Dificilmente as sementes destas frutas são ingeridas, porém poucos sabem que elas podem trazer verdadeiros venenos ao corpo humano, pois contém cianeto de hidrogênio ( também chamadas de cianureto) que podem causar graves problemas ao nosso corpo, sendo inclusive citado nos livros de Agatha Christie como forma de matar por envenenamento. Porém para fazer mal é necessário ingerir um número bem alto de sementes de maçã, por exemplo, para ficar doente.

04 – Batata
Se a batata permanecer muito tempo exposta ao sol pode chegar a nossa casa com um tom esverdeado, quando ela estiver assim é altamente recomendável não comê-la, pois isso indica grandes concentrações de solanina, que podem causar náusea e vômito, cólicas e diarreia, arritmia cardíaca, tontura e dor de cabeça. Em casos extremos ocorrem também alucinações, dormência, paralisia, febre e hipotermia. Como dissemos no inicio desta postagem a quantidade ingerida teria que ser em grandes quantidades, como por exemplo, um adulto de altura média teria que consumir mais de um quilo de batatas esverdeadas para apresentar os sintomas descritos.

05 – Pêssegos
Existem cerca de 88 miligramas de cianeto nas sementes que ficam dentro do caroço do pêssego. Felizmente se esta for ingerida acidentalmente, a sua casca dura irá protegê-lo do contato com as sementes.

...
Divulgue este artigo em :

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Copyright 2010-2011 Gazetão Notícias All Rights Reserved.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates | Powered by Blogger.com.